Categoria: Artigos
Data: 24/11/2025
Sinopse da série
Todos os dias, conferimos nossa aparência antes de sair de casa e o espelho é o instrumento que reflete nossa imagem. Porém, é fato que o espelho não reflete a imagem de quem realmente somos. O escritor Leonardo Boff diz: "Como há um universo exterior, feito de ordens-desordens-novas ordens, de devastações medonhas e de emergências promissoras, assim também há um mundo interior, habitado por anjos e demônios. Eles revelam tendências que podem levar à loucura e à morte." Ou seja, "existe um mundo escondido em cada um de nós. A questão é: e se houvesse um espelho que refletisse a imagem interior? A carta de Paulo à igreja de Corinto é esse espelho!
Contextualização do livro
Corinto era uma cidade cheia de diversidade promíscua e religiosa. Em Corinto, a luxúria era o meio de adoração no templo da deusa Afrodite; a força e a beleza eram motivo de honra nos Jogos Ístmicos, dedicados ao deus Poseidon; o conhecimento era exaltado nos debates filosóficos promovidos em praça pública. Prazeres sem limites, beleza e força, e intelectualidade — essas são algumas das marcas da cidade de Corinto. Existe alguma semelhança com o nosso mundo? O reverendo Hernandes Dias Lopes vai dizer que: “Estudar essa carta é fazer um diagnóstico da igreja contemporânea, é ver suas vísceras e entranhas. É colocar um grande espelho diante de nós mesmos.” Não tenha medo ou vergonha do que o texto irá expor de nossa realidade, pois é refletindo o caos que nossa imagem será aperfeiçoada. Vamos juntos em 1 Coríntios 12, em “Uma conversa sobre senhorio”.
1- Refletindo a senhorio - v.1-6
(v.1-3) Paulo relembra que, sem Cristo, a igreja de Corinto estava perdida na idolatria. Apesar de ser alguém espiritual (πνευματικῶν), o que a diferencia as experiencias do dom do Espírito de Deus é quando a vida está a serviço de Cristo.
O problema é que ainda tem muita gente perdida nos ídolos mudos. Adoram imagens que não falam e que são carregadas pelos homens; outros se prostram ao dinheiro e ao poder, confiando em sua força; e outros servem e buscam o que dá prazer. Muitos acham que, por viver experiências espirituais e místicas, estão cheios do dom de Deus. Tem gente que acha que todos os caminhos levam a Deus, que basta ter uma experiência religiosa, sentir boas vibrações, e esse é um bom caminho. Há outros em meio ao contexto evangélico, que pensam que as experiências sobrenaturais são do Espírito, mas quando Jesus diz que ela deve amar e suportar as pessoas, ou mesmo servir o Reino, ou falar do Evangelho para outros, a pessoa diz que não quer ou não consegue.
(v.4-6) Já aqui, Paulo usa a palavra χαρισμάτων (dom / favor imerecido). O dom do Espírito se diferencia no como e no efeito, mas o Senhor é o mesmo. Isso significa que nem tudo que parece dom de Deus tem Jesus como Senhor. O contrário também é verdade. Uns se quebrantam, choram e aplaudem; outros silenciam e refletem. A forma e efeito podem ser diferentes. A pergunta é: Jesus tem sido servido?
2- Corrigindo a senhorio - v.7-11
(v.7.11) Paulo volta a usar a palavra πνευματικῶν. Isso já pressupõe que a conversa é da alma, que se manifesta em nosso racional. Não é misticismo, mas sim vivência. E esse dom tem uma finalidade: ser proveitoso para a grande história.
Quando Deus criou o ser humano à sua imagem e semelhança, tudo era perfeito e o Espírito de Deus pairava sobre o mundo. Mas, ao querer tomar o senhorio de Deus, o caos invadiu o mundo e o vazio tomou conta do coração do ser humano, e, assim, nós sempre tentamos criar caminhos para preencher nosso vazio, sem sucesso algum.
Então, Deus enviou seu filho Jesus para reconstruir a imagem perdida no caos. Como João Batista diz em Mateus 3.11-12, Jesus é aquele que nos batiza com o seu Espírito e com o fogo que retira as impurezas. Sua morte na cruz paga pelos nossos pecados, e sua ressurreição faz um novo caminho onde somos guiados pela sua vida.
Assim, quem nos batiza com o Espírito é Jesus. Não são homens, cultos especiais, óleo ungido ou qualquer outra coisa. É na fé em Cristo que somos cheios do Espírito. Ainda, o Espírito age quando e como quer. Ele não vai usar todos os tipos de dons e nem o tempo todo. O Espírito manifesta quando o fim beneficia o senhorio de Jesus. Por último, o Espírito se manifesta no ordinário. Todos os dons descritos estão sendo manifestos no dia a dia, na simplicidade da rotina, onde Jesus é proclamado Senhor.
3- Aperfeiçoando a senhorio - v.12-31
(v.12-14) Paulo vai dizer que em um corpo há muitos membros, e eles são diferentes. Nem por isso esse corpo, que é o corpo de Cristo, deixa de ser corpo.
Entenda, o corpo de Cristo nunca será homogêneo. Claro, não podemos confundir diversidade com pessoas que não servem a Cristo. Mas o fato é que, onde Cristo é Senhor, o mundo verá um povo rico em diversidade vivendo a unidade.
(v.15-25) Alguns precisavam deixar a comparação e reconhecer seu valor em Cristo. Outros precisam se valorizar menos e reconhecer o valor dos mais fracos.
Pare de se desvalorizar por ter habilidades e funções diferentes das outras, pare de se comparar e querer ser como os outros! Cristo é o Senhor da sua vida? Então, o Espírito te deu dons e Ele vai agir através de você! Valorize quem você é em Cristo. Agora, para você que se valoriza demais, dá uma segurada! Mesmo aquele que parece limitado e falho, também é necessário. Se Cristo é o Senhor de sua vida, você reconhece que aprende até mesmo com os mais fracos. Todos têm seu valor no corpo.
(v.26-31) Corinto precisa aprender a sofrer e se alegrar uns com os outros, até porque o caminho excelente dos dons é o amor.
Sofrer e se alegrar com as pessoas. Me assusta quando pessoas se ausentam na igreja por uma dificuldade e ouço que só eu fui em sua direção. E antes que você pense: "É verdade, ninguém veio atrás de mim”, eu te pergunto: Você foi em direção a alguém? Se Cristo é o Senhor, choramos com os que sofrem e celebramos com os que se alegram.
Minha oração é Deus, nos perdoe por confundirmos experiências místicas e religiosas com sua presença, quando nossa vida está repleta de ídolos em vez da sua vontade. Jesus, que em sua graça possamos ver o poder do Espírito no ordinário de nossos dias. Espírito Santo, nos guie para que os dons em nós, o nosso valor e o cuidado com os outros, reflitam o Senhorio de Cristo.