
Categoria: Artigos
Data: 24/09/2023
Em meio ao sofrimento, permaneça em Deus! - Jó 6-8
Sinopse
O sofrimento está por todos os lados. Enquanto você ouve essa mensagem,
pessoas estão perdendo suas vidas por um câncer, outras sofrendo algum tipo de
violência, sem contar as guerras, catástrofes e tragédias que dizimam cidades inteiras. O
sofrimento é tão comum, que muitas vezes nem nos chocamos com algumas notícias.
Buscamos razões e jeitos para não sofrer. Exercícios físicos, exames preventivos,
alimentação saudável, segurança, mas no fim, não há dinheiro nem planejamento que
impeçam um luto, uma doença, uma traição, um desastre financeiro, a vida vai além do
nosso controle.
E quando a tragédia nos alcança, e talvez tenha te alcançado nesse momento da
vida, impulsivamente, tomados por tristeza e pela gota de fé que resta, nosso coração
clama: Deus, onde estás?
Contextualização de livro
Mas isso não acontece só em nosso tempo. A Bíblia nos conta sobre a história de
Jó, alguém que viveu o sofrimento em todas as áreas da vida.
Apesar de parecer uma narrativa (por retratar uma história), teologicamente, Jó é
considerado um livro poético, pois ele é constituído por rimas e métricas poéticas
hebraicas e usa muitos símbolos e metáforas. Na sequência bíblica, temos 5 livros
poéticos: Jó - sofrimento; Salmos - oração; Provérbios - questões da vida; Eclesiastes -
questionamentos; e Cantares - amor.
Isso é importante destacar, porque um livro com gênero literário poético não está
preocupado em passar informações sobre tempo e espaço, nem se a história é real ou
fictícia. Uma poesia traz reflexões sobre a vida cotidiana de forma poética, com rimas,
métricas, que muitas vezes se perdem nas traduções, mas que os questionamentos e
afirmações sobre a vida cotidiana transcendem o tempo e espaço.
No caso de Jó, o assunto principal é o sofrimento, e as reflexões poéticas
articulam-se entre as causas do sofrimento, quem é o culpado, onde está Deus diante de
todo esse sofrimento e o que a resposta de Deus muda na perspectiva de quem sofre.
Hoje nós vamos refletir no capítulo 6 a 8 do livro de Jó sobre o tema: Em meio ao
sofrimento, permaneça em Deus!
1- Nas relações - cap.6
Diante do que Elifaz diz sobre Jó colocar em prática sua fé sobre o que Jó
ensinava a outros (mensagem de semana passada), Jó responde que sua reclamação é
até leve perto do peso que ele está carregando. Mas o problema aqui é que Jó usa o
sofrimento como desculpa para sua explosão (v.1-3). E diante disso, ele diz que seria
melhor que Deus ceifasse sua vida para alivia-lo, já que seu destino parece ser esse
mesmo, Jó desvaloriza a vida, para ele é melhor morrer do que viver assim (v.8-10).
Então Jó, olha para seus amigos e diz que um amigo deveria mostrar compaixão com
quem está aflito, quando não mostra é porque perdeu o temor de Deus (v.14). Se
realmente há algo de errado com Jó, que os amigos apontem, até porque eles estão
apontando erro nas palavras que foram derramadas num momento difícil e esquecendo
de toda a vida de retidão (v.24.26).
Como Jó, talvez você esteja numa fase difícil na área profissional, está com as
energias sendo drenadas, e então, ao chegar em casa, seu cônjuge o contraria ou os
filhos aprontam alguma arte. E nesse momento você explode com uma raiva assustadora
afinal você tem direito diante da situação que você se encontra. Isso é o sofrimento
influenciando nossas relações. Pode ser uma frustração, pode ser uma doença na família,
pode ser uma decepção religiosa, um rompimento conjugal, tome cuidado, não deixe o
sofrimento guiar suas atitudes fazendo você explodir com as pessoas e prejudicar ou até
romper suas relações.
Sinopse
O sofrimento está por todos os lados. Enquanto você ouve essa mensagem,
pessoas estão perdendo suas vidas por um câncer, outras sofrendo algum tipo de
violência, sem contar as guerras, catástrofes e tragédias que dizimam cidades inteiras. O
sofrimento é tão comum, que muitas vezes nem nos chocamos com algumas notícias.
Buscamos razões e jeitos para não sofrer. Exercícios físicos, exames preventivos,
alimentação saudável, segurança, mas no fim, não há dinheiro nem planejamento que
impeçam um luto, uma doença, uma traição, um desastre financeiro, a vida vai além do
nosso controle.
E quando a tragédia nos alcança, e talvez tenha te alcançado nesse momento da
vida, impulsivamente, tomados por tristeza e pela gota de fé que resta, nosso coração
clama: Deus, onde estás?
Contextualização de livro
Mas isso não acontece só em nosso tempo. A Bíblia nos conta sobre a história de
Jó, alguém que viveu o sofrimento em todas as áreas da vida.
Apesar de parecer uma narrativa (por retratar uma história), teologicamente, Jó é
considerado um livro poético, pois ele é constituído por rimas e métricas poéticas
hebraicas e usa muitos símbolos e metáforas. Na sequência bíblica, temos 5 livros
poéticos: Jó - sofrimento; Salmos - oração; Provérbios - questões da vida; Eclesiastes -
questionamentos; e Cantares - amor.
Isso é importante destacar, porque um livro com gênero literário poético não está
preocupado em passar informações sobre tempo e espaço, nem se a história é real ou
fictícia. Uma poesia traz reflexões sobre a vida cotidiana de forma poética, com rimas,
métricas, que muitas vezes se perdem nas traduções, mas que os questionamentos e
afirmações sobre a vida cotidiana transcendem o tempo e espaço.
No caso de Jó, o assunto principal é o sofrimento, e as reflexões poéticas
articulam-se entre as causas do sofrimento, quem é o culpado, onde está Deus diante de
todo esse sofrimento e o que a resposta de Deus muda na perspectiva de quem sofre.
Hoje nós vamos refletir no capítulo 6 a 8 do livro de Jó sobre o tema: Em meio ao
sofrimento, permaneça em Deus!
1- Nas relações - cap.6
Diante do que Elifaz diz sobre Jó colocar em prática sua fé sobre o que Jó
ensinava a outros (mensagem de semana passada), Jó responde que sua reclamação é
até leve perto do peso que ele está carregando. Mas o problema aqui é que Jó usa o
sofrimento como desculpa para sua explosão (v.1-3). E diante disso, ele diz que seria
melhor que Deus ceifasse sua vida para alivia-lo, já que seu destino parece ser esse
mesmo, Jó desvaloriza a vida, para ele é melhor morrer do que viver assim (v.8-10).
Então Jó, olha para seus amigos e diz que um amigo deveria mostrar compaixão com
quem está aflito, quando não mostra é porque perdeu o temor de Deus (v.14). Se
realmente há algo de errado com Jó, que os amigos apontem, até porque eles estão
apontando erro nas palavras que foram derramadas num momento difícil e esquecendo
de toda a vida de retidão (v.24.26).
Como Jó, talvez você esteja numa fase difícil na área profissional, está com as
energias sendo drenadas, e então, ao chegar em casa, seu cônjuge o contraria ou os
filhos aprontam alguma arte. E nesse momento você explode com uma raiva assustadora
afinal você tem direito diante da situação que você se encontra. Isso é o sofrimento
influenciando nossas relações. Pode ser uma frustração, pode ser uma doença na família,
pode ser uma decepção religiosa, um rompimento conjugal, tome cuidado, não deixe o
sofrimento guiar suas atitudes fazendo você explodir com as pessoas e prejudicar ou até
romper suas relações.
Outro caminho que o sofrimento influencia e até prejudica nossas relações é na
desvalorização da vida. Quando as dificuldades e dores nos levam a olhar a vida como
algo que não vale mais a pena como Jó estava vendo, quando não temos prazer nas
coisas boas ou até quando não nos importamos de cuidar de nós mesmos, nós
prejudicamos a relação com quem nos ama. Essas pessoas se preocupam, se esforçam,
choram, tentam de tudo para ajudar, e isso gera desgate nas relações, o que desvaloriza
a vida se torna egoísta e ignora a preocupação do outro, o que está preocupado
explode em alguns momentos, usa força e o grito para ver se convence, e isso tudo
prejudica as relações.
desvalorização da vida. Quando as dificuldades e dores nos levam a olhar a vida como
algo que não vale mais a pena como Jó estava vendo, quando não temos prazer nas
coisas boas ou até quando não nos importamos de cuidar de nós mesmos, nós
prejudicamos a relação com quem nos ama. Essas pessoas se preocupam, se esforçam,
choram, tentam de tudo para ajudar, e isso gera desgate nas relações, o que desvaloriza
a vida se torna egoísta e ignora a preocupação do outro, o que está preocupado
explode em alguns momentos, usa força e o grito para ver se convence, e isso tudo
prejudica as relações.
E o problema é que diante dessas explosões de quem sofre, como Jó explodiu e
seus amigos parecem não tem compaixão, nós muitas vezes esquecemos as coisas boas
de alguém que convivemos, só lembramos da explosão, das palavras duras, da
expressão de rancor, e julgamos as pessoas pelo que vimos em um momento e não por
toda a história. Essa é a influência do sofrimento nas relações.
2- Como ser humano - cap.7
Jó ainda continua seu discurso e diz que a vida na terra é penosa. Parecido com as
poesias de Eclesiastes, Jó olha para o trabalhador que exerce sua função o dia todo, no
fim de tarde ele chega em casa cansado, come e dorme para que no outro dia ele
levante e comece tudo de novo (v.1-2), e todos os sábios entendem que essa realidade é
penosa. Mas Jó não trata de questões da vida, mas sim de sofrimento, e ele só introduz
essa sabedoria para dizer que se essa realidade já parece penosa, imagina a dele que
está sofrendo por meses, com noites de aflição, sem descanso? (v.3). Para Jó, a vida é
um sopro, então surge e pergunta: por que Deus não desiste logo dele? Por que Deus se
importa tanto com o ser humano? Se Deus é quem dá a vida ou a tira, se ele permite o
sofrimento e coloca o ser humano à prova, que importância é essa? O que é o homem
para Deus? (v.17-18)
O salmista faz essa mesma colocação dizendo que o ser humano foi criado à
imagem e semelhança de Deus para dominar sobre toda a criação (Salmos 8.4-9). Mas o
ser humano quer ser seu próprio Deus e a distância do seu Criador gera o caos do nosso
mundo e o afastamento desse salmo, e Jó, ao não entender o sofrimento, pergunta
porque Deus não o perdoa de sua iniquidade (Jó 7.21). O que Jó faz aqui em seu
questionamento é reconhecer que sua imagem e semelhança também estão
corrompidas pelo pecado.
seus amigos parecem não tem compaixão, nós muitas vezes esquecemos as coisas boas
de alguém que convivemos, só lembramos da explosão, das palavras duras, da
expressão de rancor, e julgamos as pessoas pelo que vimos em um momento e não por
toda a história. Essa é a influência do sofrimento nas relações.
2- Como ser humano - cap.7
Jó ainda continua seu discurso e diz que a vida na terra é penosa. Parecido com as
poesias de Eclesiastes, Jó olha para o trabalhador que exerce sua função o dia todo, no
fim de tarde ele chega em casa cansado, come e dorme para que no outro dia ele
levante e comece tudo de novo (v.1-2), e todos os sábios entendem que essa realidade é
penosa. Mas Jó não trata de questões da vida, mas sim de sofrimento, e ele só introduz
essa sabedoria para dizer que se essa realidade já parece penosa, imagina a dele que
está sofrendo por meses, com noites de aflição, sem descanso? (v.3). Para Jó, a vida é
um sopro, então surge e pergunta: por que Deus não desiste logo dele? Por que Deus se
importa tanto com o ser humano? Se Deus é quem dá a vida ou a tira, se ele permite o
sofrimento e coloca o ser humano à prova, que importância é essa? O que é o homem
para Deus? (v.17-18)
O salmista faz essa mesma colocação dizendo que o ser humano foi criado à
imagem e semelhança de Deus para dominar sobre toda a criação (Salmos 8.4-9). Mas o
ser humano quer ser seu próprio Deus e a distância do seu Criador gera o caos do nosso
mundo e o afastamento desse salmo, e Jó, ao não entender o sofrimento, pergunta
porque Deus não o perdoa de sua iniquidade (Jó 7.21). O que Jó faz aqui em seu
questionamento é reconhecer que sua imagem e semelhança também estão
corrompidas pelo pecado.
E o que o Salmista falou do ser humano ainda sem pecado, o
que Jó questionou em meio ao sofrimento e caos, o escritor da carta aos Hebreus vai
apontar que Jesus Cristo, o filho de Deus, enviado por Ele para morrer na cruz pelos
nossos pecados, convinha que ele sofresse, muito mais que Jó, carregando o fardo de
toda a humanidade, sendo o exemplo do que o homem foi chamado para ser,
dominando sobre a criação, para restaurar a imagem e semelhança de Deus em todo
aquele que nele crer (Hebreus 2.6-10).
que Jó questionou em meio ao sofrimento e caos, o escritor da carta aos Hebreus vai
apontar que Jesus Cristo, o filho de Deus, enviado por Ele para morrer na cruz pelos
nossos pecados, convinha que ele sofresse, muito mais que Jó, carregando o fardo de
toda a humanidade, sendo o exemplo do que o homem foi chamado para ser,
dominando sobre a criação, para restaurar a imagem e semelhança de Deus em todo
aquele que nele crer (Hebreus 2.6-10).
Assim, apesar do sofrimento revelar nossa imagem corrompida e o mundo caótico
que vivemos, é no sofrimento também que lembramos que Jesus sofreu em nossa lugar
para que nossa imagem não fosse mais uma imagem confusa ou corrompida pelo
pecado, mas que a cruz iniciou em nós uma restauração da imagem original do Criador.
3- Na complexidade da vida - cap.8
Alguns questionam as falas rasas dos amigos de Jó, porém apesar de soar cruel, a
fala de Bildade tem grandes verdade para refletirmos. Primeiro, ele menciona que a
tragédia na vida dos filhos de Jó foi em razão das suas próprias transgressões (v.4). Isso
faz sentido porque o próprio Jó sacrificava em favor dos pecados dos filhos, então há
uma possibilidade de os filhos de Jó levarem uma vida bagunçada. Agora, o que chama
a atenção é como a vida é complexa. Supondo que os filhos de Jó plantaram uma vida
desordenada, as consequências de suas sementes (morte) alcançam o Jó que é reto
diante de Deus, mas também é pai. Bildade pelo menos reconhece que tanto ele quanto
Jó são novatos para entender a complexidade da vida e desafia Jó a olhar para a história
e perceber que pessoas distantes de Deus têm sua esperança perdida (v8.-14), o que
também é verdade. Bildade ainda completa dizendo que por mais que haja sofrimento,
permanecer na integridade é essencial e Deus colocará um sorriso no coração desse
sofredor (v.21).
que vivemos, é no sofrimento também que lembramos que Jesus sofreu em nossa lugar
para que nossa imagem não fosse mais uma imagem confusa ou corrompida pelo
pecado, mas que a cruz iniciou em nós uma restauração da imagem original do Criador.
3- Na complexidade da vida - cap.8
Alguns questionam as falas rasas dos amigos de Jó, porém apesar de soar cruel, a
fala de Bildade tem grandes verdade para refletirmos. Primeiro, ele menciona que a
tragédia na vida dos filhos de Jó foi em razão das suas próprias transgressões (v.4). Isso
faz sentido porque o próprio Jó sacrificava em favor dos pecados dos filhos, então há
uma possibilidade de os filhos de Jó levarem uma vida bagunçada. Agora, o que chama
a atenção é como a vida é complexa. Supondo que os filhos de Jó plantaram uma vida
desordenada, as consequências de suas sementes (morte) alcançam o Jó que é reto
diante de Deus, mas também é pai. Bildade pelo menos reconhece que tanto ele quanto
Jó são novatos para entender a complexidade da vida e desafia Jó a olhar para a história
e perceber que pessoas distantes de Deus têm sua esperança perdida (v8.-14), o que
também é verdade. Bildade ainda completa dizendo que por mais que haja sofrimento,
permanecer na integridade é essencial e Deus colocará um sorriso no coração desse
sofredor (v.21).
As falas de Beldade são perigosas e até legalistas se olharmos de forma
absoluta, mas são verdades em meio sofrimento. Nós fizemos menção que o sofrimento muitas vezes (não todas) é fruto de sementes ruins que plantamos em nossas vidas, inclusive pela ausência de Deus. Agora observe a complexidade do sofrimento: uma pessoa questiona porque Deus permitiu essa doença tão sofrida, enquanto isso, há um empresário da área de saúde pedindo para que Deus alivie seu sofrimento abrindo as portas do trabalho. Você questiona Deus porque sente essa angustia e esse pânico no coração ao ponto de ter que procurar um psicólogo, enquanto o psicólogo está sofrendo porque o aluguel do seu consultório subiu, os filhos estão doentes, o carro quebrou, e ele está sofrendo com o medo do que será seu amanhã.
absoluta, mas são verdades em meio sofrimento. Nós fizemos menção que o sofrimento muitas vezes (não todas) é fruto de sementes ruins que plantamos em nossas vidas, inclusive pela ausência de Deus. Agora observe a complexidade do sofrimento: uma pessoa questiona porque Deus permitiu essa doença tão sofrida, enquanto isso, há um empresário da área de saúde pedindo para que Deus alivie seu sofrimento abrindo as portas do trabalho. Você questiona Deus porque sente essa angustia e esse pânico no coração ao ponto de ter que procurar um psicólogo, enquanto o psicólogo está sofrendo porque o aluguel do seu consultório subiu, os filhos estão doentes, o carro quebrou, e ele está sofrendo com o medo do que será seu amanhã.
O que podemos fazer é olhar para a história, como Bildade pede a Jó, para que
possamos ver os caminhos bons e ruins de nossos pais, avós, amigos, mentores, e
aprender com o passado, talvez com o nosso passado, onde a vida sem Deus é vazia.
Sem Jesus nossa firmeza é como uma teia de aranha, até mesmo os momentos bons
conseguimos tornar ruins. Mas nessa complexidade da vida permanecer em Deus é o
caminho para as lagrimas se tornarem em sorriso.
possamos ver os caminhos bons e ruins de nossos pais, avós, amigos, mentores, e
aprender com o passado, talvez com o nosso passado, onde a vida sem Deus é vazia.
Sem Jesus nossa firmeza é como uma teia de aranha, até mesmo os momentos bons
conseguimos tornar ruins. Mas nessa complexidade da vida permanecer em Deus é o
caminho para as lagrimas se tornarem em sorriso.
Permanecer em Deus em meio ao sofrimento é saber que o condutor da história está nos guiando em meio ao sofrimento e um dia com certeza sorriremos, quer seja ainda nessa vida, quer seja na eternidade.
Minha Oração: Que o Espírito Santo nos oriente para não explodir em meio ao
sofrimento e a olhar com misericórdia para os que explodem me meio a dor. Mas minha
oração é para que a gente lembre que Deus se importa com o ser humano, ao ponto de
entregar seu filho Jesus para restaurar nossa imagem. A minha oração é para que na
complexidade da vida, nós possamos permanecer em Deus crendo que apesar do
sofrimento que estamos enfrentando ou enfrentaremos, ele está guiando a história e
colocará o sorriso em nosso rosto.
sofrimento e a olhar com misericórdia para os que explodem me meio a dor. Mas minha
oração é para que a gente lembre que Deus se importa com o ser humano, ao ponto de
entregar seu filho Jesus para restaurar nossa imagem. A minha oração é para que na
complexidade da vida, nós possamos permanecer em Deus crendo que apesar do
sofrimento que estamos enfrentando ou enfrentaremos, ele está guiando a história e
colocará o sorriso em nosso rosto.