
Categoria: Artigos
Data: 07/10/2025
Sinopse da série
Todos os dias, conferimos nossa aparência antes de sair de casa e o espelho é o
instrumento que reflete nossa imagem. Porém, é fato que o espelho não reflete
a imagem de quem realmente somos. O escritor Leonardo Boff diz: "Como há
um universo exterior, feito de ordens-desordens-novas ordens, de devastações
um universo exterior, feito de ordens-desordens-novas ordens, de devastações
medonhas e de emergências promissoras, assim também há um mundo
interior, habitado por anjos e demônios. Eles revelam tendências que podem
interior, habitado por anjos e demônios. Eles revelam tendências que podem
levar à loucura e à morte." Ou seja, "existe um mundo escondido em cada um
de nós.
A questão é: e se houvesse um espelho que refletisse a imagem interior? A
carta de Paulo à igreja de Corinto é esse espelho!
Contextualização do livro
Corinto era uma cidade cheia de diversidade promíscua e religiosa. Em Corinto,
a luxúria era o meio de adoração no templo da deusa Afrodite; a força e a
beleza eram motivo de honra nos Jogos Ístmicos, dedicados ao deus Poseidon;
o conhecimento era exaltado nos debates filosóficos promovidos em praça
pública. Prazeres sem limites, beleza e força, e intelectualidade — essas são
algumas das marcas da cidade de Corinto.
Existe alguma semelhança com o nosso mundo? O reverendo Hernandes Dias
Lopes vai dizer que: “Estudar essa carta é fazer um diagnóstico da igreja
contemporânea, é ver suas vísceras e entranhas. É colocar um grande espelho
diante de nós mesmos.”
Não tenha medo ou vergonha do que o texto irá expor de nossa realidade,
pois é refletindo o caos que nossa imagem será aperfeiçoada. Vamos juntos
em 1 Coríntios 5, em “Uma conversa sobre moralidade”.
1- Refletindo a moralidade - v.1-5
(v.1) Diante de uma cidade como Corinto, é caótico saber que a
igreja de Jesus vive um tipo de imoralidade sexual que não se encontrava
nem mesmo entre os pagãos.
igreja de Jesus vive um tipo de imoralidade sexual que não se encontrava
nem mesmo entre os pagãos.
Infelizmente, esse é o espelho da igreja evangélica, uma imoralidade que
às vezes nem se encontra no mundo. Pessoas em meio à igreja, com suas
às vezes nem se encontra no mundo. Pessoas em meio à igreja, com suas
máscaras de santos, estão vivendo uma sexualidade desenfreada: vida sexual
ativa sem o compromisso do casamento, pornografia em meio ao ato sexual,
ativa sem o compromisso do casamento, pornografia em meio ao ato sexual,
abuso sexual de vulnerável, casamento aberto, adultério, homossexualidade
e outras promiscuidades.
(v. 2-5) O problema para Paulo é que a igreja de Corinto fechou os olhos para
o pecado, não se entristecendo pela situação. Em vez de cura, fomentam a
perdição.
o pecado, não se entristecendo pela situação. Em vez de cura, fomentam a
perdição.
Fechamos os olhos pelo constrangimento. Outro dia alguém disse: “O pastor
fala muito de sexo, deve ter algum problema”. É por isso que a depravação
sexual se instala na igreja. Em vez de confrontarmos e chorarmos, optamos
por não nos constranger.
fala muito de sexo, deve ter algum problema”. É por isso que a depravação
sexual se instala na igreja. Em vez de confrontarmos e chorarmos, optamos
por não nos constranger.
Fechamos os olhos pela influência cultural. Nossa visão sobre a sexualidade não
parte mais da Bíblia, mas sim do prazer e da felicidade. Em vez de
confrontarmos e chorarmos, nós optamos em sermos a turma do amor, que
não confronta mais o pecado.
Só que muitos crentes estão presos a imoralidade, suas famílias se destruindo e
gente está ferida por uma igreja que fecha os olhos e se abre para imoralidade
sexual.
sexual.
2- Corrigindo a moralidade - v.6-8
(v.6a) Pelo que parece, a igreja fechou os olhos para a imoralidade sexual por
orgulho. Possivelmente, eles se consideravam pessoas boas e sábias em não
confrontar o rapaz e sua madrasta, talvez até pensando que a tolerância era
confrontar o rapaz e sua madrasta, talvez até pensando que a tolerância era
sinal de conhecimento.
(v.6b-7) Paulo faz uma analogia à Páscoa, onde Deus direcionou para que o
povo comesse pães sem fermento. O que Paulo quer dizer?
povo comesse pães sem fermento. O que Paulo quer dizer?
Deus criou o ser humano à sua imagem e semelhança, mas, ao escolher olhar a
vida a partir do prazer, gerou o caos na humanidade. Mas Deus iniciou um novo
povo através de Abraão e seus descendentes. Quando eles são libertos da
escravidão do Egito, eles celebram com a Páscoa, onde um cordeiro é
povo através de Abraão e seus descendentes. Quando eles são libertos da
escravidão do Egito, eles celebram com a Páscoa, onde um cordeiro é
sacrificado e os pães são sem fermento (Êx 12). Paulo está lembrando que
esse já era um apontamento para algo maior.
Jesus, como um cordeiro, foi morto para nos libertar da escravidão do pecado.
Seu sangue percorreu a madeira da cruz, e ele se tornou o pão que retira o
fermento de nós. Ele venceu a morte, ressuscitou e, por isso, nós celebramos
com festa.
fermento de nós. Ele venceu a morte, ressuscitou e, por isso, nós celebramos
com festa.
(v.8) Assim, a sexualidade desenfreada, a promiscuidade, tudo é parte do
velho homem, e esse fermento nos enfraquece. Em Cristo, porém, nós
abandonamos a depravação sexual para trilhar um caminho de pureza e
transparência.
velho homem, e esse fermento nos enfraquece. Em Cristo, porém, nós
abandonamos a depravação sexual para trilhar um caminho de pureza e
transparência.
3- Aperfeiçoando a moralidade - v.9-13
(v.9-11) Paulo diz que os cristãos não devem se afastar das pessoas imorais
do mundo. Por outro lado, com quem se diz irmão e continua na imoralidade,
independente do tipo, a conversa é outra: esses devem ser duramente
confrontados.
Essa reflexão não é sobre exclusão ou apontar pecados em quem não conhece
Cristo ou está distante dele; muito pelo contrário, vivendo em um mundo
caótico, nós temos uma missão: oferecer amor, perdão e a vida de Jesus ao
pecador.
Porém, não podemos ignorar a imoralidade dentro da igreja. Na intenção de
agradar e não causar mal-estar, nós chegamos a sorrir diante da imoralidade.
Sim, todos são pecadores, ninguém é superior, mas temos uma nova vida em
Cristo, uma palavra que nos orienta e um testemunho a zelar e, como família
da fé, devemos alertar os irmãos sobre seus caminhos tortos, chamando-os
para um retorno ao caminho de Jesus.
Mas aperfeiçoamos a moralidade, não ignorando a nossa imoralidade. Vejo
alguns que dizem: “Pastor, precisava ouvir essa repreensão, você descreveu
minha vida". Mas também já ouvi: “O pastor deu uma indireta na mensagem”.
Se você concorda ou discorda com alguma repreensão da pregação, ou mesmo
de algum irmão, volte para a Bíblia e ache fundamento para apoiar seu
caminho. Agora, precisamos ter um coração humilde que, diante da palavra,
foca menos no “mas” e se concentra em mudar.
minha vida". Mas também já ouvi: “O pastor deu uma indireta na mensagem”.
Se você concorda ou discorda com alguma repreensão da pregação, ou mesmo
de algum irmão, volte para a Bíblia e ache fundamento para apoiar seu
caminho. Agora, precisamos ter um coração humilde que, diante da palavra,
foca menos no “mas” e se concentra em mudar.
(v. 12-13) Como igreja que aperfeiçoa a moralidade, nós: enxergamos os
imorais do mundo como missão, confrontamos e choramos pela imoralidade
dos irmãos, e com humildade somos confrontados e choramos pela nossa
imoralidade. Assim, somos curados e purificados.
imorais do mundo como missão, confrontamos e choramos pela imoralidade
dos irmãos, e com humildade somos confrontados e choramos pela nossa
imoralidade. Assim, somos curados e purificados.
Minha oração é Senhor, perdoa-nos por tolerarmos e praticarmos a
imoralidade sexual. Que, em Jesus, o velho fermento da depravação seja
imoralidade sexual. Que, em Jesus, o velho fermento da depravação seja
trocado pela verdade, e que o Espírito Santo nos ajude a amar o imoral do
mundo, confrontar e chorar pela imoralidade em meio à igreja, para juntos
vivermos o caminho de pureza e transparência.
mundo, confrontar e chorar pela imoralidade em meio à igreja, para juntos
vivermos o caminho de pureza e transparência.