
Categoria: Artigos
Data: 01/01/2025
“Conheçamos e prossigamos em conhecer ao Senhor; como a alva, a sua vinda é certa...” (Oseias 6.3)
O Salmo 139 é de importância ímpar para a vida do cristão. O rei Davi o escreveu para relatar os atributos de Deus. Ele descreve o ser de Deus em sua essência mais sublime, descreve a onisciência, a onipresença e a onipotência de Deus. O teólogo Daniel Conegero disse: “O Salmo 139 é um dos mais belos do Saltério. Um estudo revela a forma com que o salmista reflete acerca de quem é Deus. Esse salmo é uma oração pessoal em forma de poesia na qual o salmista medita nos atributos de Deus. Ele traz uma preciosa exposição que contrasta a grandiosidade do Senhor e a pequenez do homem”.
O escritor norte-americano Warren Wiersbe disse: “Davi contemplou a Deus e escreveu para nós um salmo cuja mensagem não pode fazer outra coisa senão nos incentivar a permanecer num relacionamento correto com o Senhor”. Ele entende que nosso relacionamento com Deus pode ser mais ou menos profundo dependendo do conhecimento que temos de Deus.
O salmo mostra que quanto mais conhecemos a Deus mais vamos amá-lo e reconhecer nossa miséria diante da grandeza dele. O reformador João Calvino entendeu isso e ensina que conheceremos melhor a nós mesmos, o universo e todas as coisas, à medida que conhecermos melhor a Deus. Do conhecimento de Deus depende os demais conhecimentos.