Categoria: Artigos
Data: 29/10/2023
O sofrimento e a ação de Deus - Jó 22-24 

Sinopse O sofrimento está por todos os lados. Enquanto você ouve essa mensagem, pessoas estão perdendo suas vidas por um câncer, outras sofrendo algum tipo de violência, sem contar as guerras, catástrofes e tragédias que dizimam cidades inteiras. O sofrimento é tão comum, que muitas vezes nem nos chocamos com algumas notícias. 

Buscamos razões e jeitos para não sofrer. Exercícios físicos, exames preventivos, alimentação saudável, segurança, mas no fim, não há dinheiro nem planejamento que impeçam um luto, uma doença, uma traição, um desastre financeiro, a vida vai além do nosso controle. 

E quando a tragédia nos alcança, e talvez tenha te alcançado nesse momento da vida, impulsivamente, tomados por tristeza e pela gota de fé que resta, nosso coração clama: Deus, onde estás? 

Contextualização de livro Mas isso não acontece só em nosso tempo. A Bíblia nos conta sobre a história de Jó, alguém que viveu o sofrimento em todas as áreas da vida. Apesar de parecer uma narrativa (por retratar uma história), teologicamente, Jó é considerado um livro poético, pois ele é constituído por rimas e métricas poéticas hebraicas e usa muitos símbolos e metáforas. 

Na sequência bíblica, temos 5 livros poéticos: Jó - sofrimento; Salmos - oração; Provérbios - questões da vida; Eclesiastes - questionamentos; e Cantares - amor. 

Isso é importante destacar, porque um livro com gênero literário poético não está preocupado em passar informações sobre tempo e espaço, nem se a história é real ou fictícia. Uma poesia traz reflexões sobre a vida cotidiana de forma poética, com rimas, métricas, que muitas vezes se perdem nas traduções, mas que os questionamentos e afirmações sobre a vida cotidiana transcendem o tempo e espaço. 

No caso de Jó, o assunto principal é o sofrimento, e as reflexões poéticas articulam-se entre as causas do sofrimento, quem é o culpado, onde está Deus diante de todo esse sofrimento e o que a resposta de Deus muda na perspectiva de quem sofre. Hoje nós vamos refletir no capítulo 22 a 24 do livro de Jó sobre o tema: O sofrimento e a ação de Deus.

1- Na reconstrução do caos - cap.22 Diante da decepção de Jó com Deus (cap.21), Elifaz trará algumas reflexões preciosas sobre a ação de Deus. Primeiro Elifaz questiona se o homem tem algum proveito pra Deus. Ele afirma que por mais sábio que alguém seja, ainda sim não terá condição nenhuma de ajudar ou aconselhar Deus e Deus não tem ganho algum se o ser humano segue um caminho correto (v.2-3). Elifaz ainda diz que se Jó sujeitar-se a Deus, com certeza ele terá prosperidade e voltará ao seu lugar. Importante dizer que o sentido dessas palavras são mais amplas de como a versão NVI traduziu. Primeiro é a palavra שלמ-shalom (prosperidade - NVI) que tem o sentido de estar em paz. A outra palavra é בנה - banah (voltará ao seu lugar - NVI) que tem a ideia de reconstrução. Elifaz não está dizendo que tudo será resolvido pra Jó, mas que se voltar à Deus, trará a ele paz e assim poderá reconstruir essa perda. (v.21-26). 

Vivemos um tempo onde a maioria das pessoas estão buscando um evangelho sem confronto, palavras de auto-estima, um evangelho que só fala de amor e que afirma o enorme valor das pessoas. Só que essa supervalorização utópica do ser humano tem tornado cristãos mimados, que inconscientemente ou conscientemente estão se colocando como centro de tudo. A permanência em seus casamentos, no trabalho, na igreja é avaliado a partir de se sentirem valorizados, de sentirem bem, até porque "Deus trabalha para vê-los felizes". 

Então, quando o sofrimento bate a porta, rapidamente esses cristãos mimados vão questionar a ação de Deus. É mais ou menos assim: “Eu sou útil para Deus, para minha família, para meus amigos, Deus não pode permitir esse sofrimento”. Ou: “Eu faço tudo certo, leio a palavra, oro, venho na igreja, eu não entendo porque Deus está me deixando passar por isso?”. 

Deixa eu te dizer algo muito sério: Deus não precisa de você! Não há nenhum conselho que você possa dar e Deus não leva nenhuma vantagem com seu caminho correto. Então, não ache que essa relação com Deus de chantagem, de troca, de contrato vai funcionar, porque não vai. 

Agora, diante das dificuldades e do sofrimento, em vez de você de questionar Deus por você se achar útil ou fornecedor de alguma vantagem para Deus, faça o contrário, se volte para Ele, reconheça que ele é Deus, torne ele seu maior bem, porque só Ele pode te dar paz completa e proporcionar a reconstrução desse sofrimento. 

2- Na dor do silêncio - cap.23 Jó responde desejando uma coisa, ouvir Deus. Ele concorda com seu amigo Elifaz que Deus é soberano e que ele precisa de Deus mais do que Deus precisa dele. Só que diante dessa dor e desse sofrimento, Jó quer ouvir Deus, ter a oportunidade de entender o porquê Deus permitiu todo esse sofrimento e até se defender se fosse possível (v.1-4). Mas Deus não aparece, não responde, não se manifesta mesmo Jó procurando (8-9). O problema maior para Jó não é o sofrimento do corpo ou da alma ou as trevas que o cercam, o problema é o silêncio de Deus (v.12-17). 

Lembro de um casal de nossa comunidade que sonhou ter um filho. Então, em um dia ensolarado recebo a notícia que a mulher teve dores e sangramento e foi para o hospital. Eu lembro a cena perfeitamente, eu estava estacionando o carro em nossa casa quando o telefone toca e o rapaz me informava que ela tinha abortado. E logo em seguida ele disse: “Pastor, por que Deus permitiu isso? Por que ele levou meu filho?" Naquele momento, o dia ensolarado foi coberto pelas trevas para aquele casal e eu não sei o que mais tornou aquele dia em trevas, a dor da perda ou o silêncio divino. Em alguns momentos de sofrimento, as trevas que nos cobrem são mais pelo silêncio de Deus do que pela dor em si. Mas nem sempre foi essa a realidade da humanidade… No início da humanidade, Deus o criador vinha se encontrar todos os fins de tarde com o ser humano, a terra era um paraíso, não havia pecado e nem morte. 

Mas numa tentativa de usurpar o lugar de Deus, o ser humano decide ignorar o criador e decidir as coisas pela sua vontade. Por isso vivemos esse caos. Mas Deus, por amar a humanidade, enviou seu filho Jesus para carregar o peso do pecado de toda a humanidade. E nesse sofrimento, as trevas não só cobriram a vida de Jesus como cobriram a terra, pois o peso do mundo estava sobre ele. E em meio a esse dia escuro, Jesus ainda teve que lidar com o silêncio de Deus. (Mateus 27.45-46). 

Mas tudo que ele fez por nós, a morte e o terrível sofrimento de Jesus, foi para que a gente possa reconstruir a imagem e semelhança de Deus em nós mesmo diante do sofrimento . Assim, Jesus ressuscitou e disse para seus discípulos que estaria todos os dias com eles até o fim dos tempos (Mateus 28.20). Mesmo nos dias mais sombrios ou escuros, onde as trevas tomaram conta da nossa alma, podemos ter a certeza que Deus está com a gente, porque ele disse que estaria com a gente sempre, independe do dia e do lugar. 

3- Na injustiça no mundo - cap. 24 Jó, em continuação ao seu discurso sobre a dor do silêncio ainda pergunta por que Deus não vem logo com o dia do Juízo para a humanidade. Jó está indignado do por quê os que conhecem (saber por experiencia) Deus não tem seu sofrimento terminado (v.1). Então, a revolta de Jó é manifestada quando ele lembra que bandidos, assassinos, corruptos, mentirosos, abusadores de poder, que ferem e fazem sangrar a alma e o corpo de inocentes vivem a vida bem e parece, para Jó, que Deus não vê mal nessas coisas, pois ele deixa acontecer essa injustiça (v.2-12). 

Lembro de ouvir em um velório algo que talvez muitos de nós já pensamos ou dissemos: “por que Deus recolheu essa pessoa que era tão boa e que sofreu com esse câncer e aquele bandido, assassino, Deus deixa viver? Então vamos lá, seja Deus, você conseguiria fazer melhor? Você acha que seria mais justo? 

Vamos acabar com todos os ladrões! Isso incluiria aquele homem que te assaltou na rua, mas também incluiria aquele seu filho que roubou um brinquedo do amiguinho. Vamos acabar com todos os abusadores! Isso com certeza ceifaria a vida daquele pai horrendo que abusou de uma criança inocente, mas também poderia acabar com sua filha recém-casada, que abusa do cônjuge com chantagem e ameaças. Vamos acabar com todos os corruptos! Isso incluiria todos os políticos bandidos que acabam com o nosso Brasil, seria bom né? Mas também incluiria você que compra algo não legalizado para obter vantagem. "Ah pastor, mas é diferente roubar milhões do que comprar algo ilegal.” Então quer dizer que se um só ou alguns poucos são prejudicados não tem problema? 

Pergunto: E se você fosse esse um que foi prejudicado? E se fosse alguém que você ama que estivesse entre esse alguns? Entenda uma coisa, todos nós somos cúmplices quando tornamos a transgressão possível. O sofrimento que nos atinge hoje é a vantagem de alguém. Mas a vantagem que levamos muitas vezes é o sofrimento do outro. 

O que fazer? O texto não aponta. Mas a bíblia vai nos dizer que só existe uma saída para a humanidade: JESUS! Só na vida de Jesus que encontramos resposta para um vida onde parece não haver saída. Jesus é alguém que se esvazia pelos outros, alguém que paga os pecados dos outros, alguém que sofre por fazer o bem e sofre injustamente. Jesus é aquele que perdoa até mesmo aqueles que o crucificaram, alguém que ama sem receber nada em troca. Só a vida de Jesus para entendermos a ação de Deus na injustiça do mundo que hoje é com misericórdia mas chegará o dia que será com juízo (Atos 17.30-31). 

Viva a vida misericordiosa de Jesus neste mundo, descanse no silêncio de Deus, mantenha a esperança na certeza no juízo de Deus. 

Minha oração: Deus, que no caos da minha vida eu possa me voltar para o Senhor porque só o Senhor pode me dar paz e reconstruir tudo o que foi perdido. Jesus, que eu me lembre em meio ao sofrimento, ao silêncio de Deus, nas trevas que toma conta do dia, que você sempre estará presente comigo. 

Espírito Santo, diante da injustiça que alcança minha vida ou aqueles que amo, que eu possa saber que tudo está no controle do Pai, e por mais que eu discorde, que eu possa confiar que o Senhor sabe o que é melhor, porque com certeza eu não sei.

Autor: Kariston Fiori   |   Visualizações: 104 pessoas
Compartilhar: Facebook Twitter LinkedIn Whatsapp

Deixe seu comentário